Este blog é destinado a divulgaçao cientifíca e projetos do Programa PIBID bem como assuntos relacionados a Química

PIBID



QUESTIONÁRIO- MATÉRIA E ENERGIA



  1. O Que é matéria?
  2. Qual a diferença entre corpo e objeto?
  3. Em que se baseia o método científico?
  4. Qual a classificação dos sistemas materiais?
  5. Quais as propriedades da matéria?
  6. Cite algumas mudanças de estado físico da matéria?
  7. Cite alguns métodos de separação de misturas?
  8. Defina as leis de Lavoisier, Proust e Dalton.
  9. Em que se baseia a teoria atômica de Dalton?
  10. Discreva o método de Rutherford
  11. Conceitue: Número atômico, número de massa, elemento químico e substancias químicas.


                                             A  QUÍMICA  E   O  MEIO  AMBIENTE

                                     II  FEIRA DE CIÊNCIA-IFCE-Maracanaú-PIBID
     

    INTRODUÇÃO

    O meio ambiente  em condições atuais sofre consequencias de sua má utilização e conservação pela ação do homem, haja visto, mudanças climáticas e efeitos  das emissões de poluentes na natureza causadores do efeito estufa, chuvas ácidas, inversões térmicas consequencia do  monitoramento errôneo do uso industrial gerando poluentes químicos, analisados na química ambiental como destrutivas para conservação do ambiente necessário à vida humana.

    PALAVRA- CHAVE:  Meio-ambiente, química ambiental,poluentes.

    OBJETIVOS:

    - Analisar as condições ambientais em locais afetados por agentes poluentes.
    - Expor  efeitos químicos no meio ambiente;
    - Avaliar impactos ambientais.

    METODOLOGIA

    A química ambiental envolve processos diretamente ligados à questão do meio ambiente realçada nos efeitos de agentes poluentes.
     Para compreensão básica a abordagem da história da química conduz ao conhecimento de questões ambientais incluindo leitura de paradidáticos no processo de aprendizagem. A utilização de vídeos abordando a questão do reúso da água e reciclagens desperta o conhecimento sobre desenvolvimento sustentável, assuntos abordados e vivenciados em sala de aula.

    QUÍMICA  EM EFEITOS AMBIENTAIS

     Pode ser dividido na química dos processos naturais do ar, na água e no solo. Diz respeito aos aspectos químicos de problemas gerados pelo homem no meio ambiente natural.

    EFEITO ESTUFA

    Quando a atmosfera está cheia de CO2e vapor d'água deixa  atravessar a luz, que é absorvida pela superfície terrestre e irradiada na forma de raios infravermelhoso (calor). Esta mesma atmosfera é transparente a luz, mas opaca ao calor ( à radiação infravermelha) assim o calor irradiado pela superfície terrestre fica retido pela atmosfera, rica em dióxido de carbono e vapor d'água, acarretando um aumento térmico.
    O aumento de CO2é ocasionado por agentes poluentes de indústrias, automóveis e uso inadequado de materiais que contém   CO2.

    INVERSÃO TÉRMICA

    Radiações caloríficas do sol, aquecendo a superfície da terra, fazem com que o ar,junto a essa superfície, se aqueça, o ar aquecido torna-se
    mais leve que o ar frio e tende a subir formando uma corrente ascendente, O ar frio, que se achava em cima desce para junto do solo em substituição ao que subiu, uma vez no solo, ele se aquece e sobe tomando o lugar do outro que se esfriou e assim sucessivamente, ajudando a dissipar poluentes.
    Em condições desfavoráveis, o ar quente ficando em cima da camada de ar frio, funciona como um tampão, impedindo qualquer movimento vertical; o ar frio não sobe, poé mais pesado e o ar quente não pode descer porque é mais leve, mantendo poluentes mais concentrados. as fumaças e gases não são dissipadas pelas correntes verticais.

    CAMADA DE OZÔNIO

    O ozônio se forma a partir de moléculas de oxigenio(O2), sobre as quais incidem radiações ultravioletas do sol. No entanto, as radiações estão constantemente se transformando em moléculas de oxigênio para formar ozônio, criando o equilíbrio entre: O átomo livre de oxigênio (O), o oxigênio molecular (O2) e o ozônio(O3)
    A estratosfera é conhecida como camada de ozônio, é importante porque absorve a radiação ultraviolete impedindo que a maior parte dela atinja a superfície da terra. Entretanto, poluentes eleva a concentração de ozõnio ao nível do solo. a queima de combustíveis fósseis e biomassa libera compostos tais como óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos, que reagem com a luz do sol formando ozônio. Este ozônio ao nível do solo age como poluente.
    Alguns produtos químicos contendo cloro e bromo, gradualmente se infiltram em toda parte da atmosfera inclusive a estratosfera e são degradados pelos altos níveis de radiação ultravioleta do sol, liberando átomos de cloro e bromo que são extremamente reativos, destruindo a camada de ozônio. Estes átomos participam de uma série complexa de reações que levam à destruição do ozônio. Átomos livres  de cloro e bromo reagem com o ozônio (O3) para formar monóxido de cloro (ClO) e bromo ( BrO), retirando um átomo de oxigênio e convertendo a molécula de ozônio em oxigênio, o que foi retirado do ozõnio, para formar mais oxigênio molecular e átomos livres de cloro e bromo.
    Os átomos de cloro e bromo recém-liberados iniciam o processo atacando outra molécula de ozônio. desta forma, cada um destes átomos de cloro e bromo podem destruir milhares de moléculas de ozônio.
    Vários produtos químicos são capazes de destruir a camada de ozônio, contendo elementos como cloro e bromo , extremamente reativos quando na forma livre; Dentre estes produtos destacam-se o clorofluorcarbonos utilizados como gás refrigerante em geladeiras e em condicionadores de ar, Os hidroclorofuorcarbonos utilizados como gás de refrigeração e de expansão e outros compostos químicos.

    CONCLUSÃO

    É necessário um trabalho de conscientização e participação da população em torno do assunto citado e difusão no sistema educacional criando vínculo com o social, alertando sobre consequencias sobre a utilização inadequada de recursos naturais e possibilidades de renovação através de reposição ou regeneração em termos de reservas naturais, à citar a força das ondas, marés e rios, o vento, etc.

    BIBLIOGRAFIA

    LOPES, Sonia- BIO-Vol-II, Ed. Saraiva- São Paulo-2006.

    PORTUGAL, Gil. " RECURSOS RENOVÁVEIS-CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS". ível em : www. infopédia-recursosrenováveis

    PINTO, Francisco Alexandre. "POLUENTES E POLUIÇÃO- Notas de aula"- Curso de especialização em gestão ambiental urbana - IV- Fort-2008.

    ROCHA, Julio Cesar. "INTRODUÇÃO À QUÍMICA AMBIENTAL", Bolkman- São Paulo-2006.